quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Vida Anestesiada.
A vida é tão complexa que é comum se anestesiar, quantas tristezas uma alma pode aguentar e se manter sóbria? Há vários paliativos e vários distanciamentos que permitem aos comuns manterem a sanidade.
Talvez as pessoas fora do comum não o consigam fazer e talvez por isso os gênios tenham mortes tristes e solitárias. Nas artes é comum ver os grandes, absortos em doses cavalares de álcool, drogas e sexo. Pode ser que seu grande dom, o dom de enxergar o que os normais nem passam perto, seja também sua pior maldição.
A realidade e a consciência parecem por si só trazer altas doses de tristeza, sentir é um pouco se punir e encontrar é um pouco se perder também. Então como enxergar sem sofrer? Imagino, essa como uma escolha difícil e infelizmente para alguns nem escolha é.
A vida é inexorável, intragável e contingencial, coisas que os humanos por ganharam de presente e a inteligência tem sérias dificuldades de aceitar, por isso buscam manter o controle imediato da vida, com planos, com a própria religião e outros ditames que podem conter um certo gabarito para a vida. Outros nem percebem as três grandes qualidades destruidoras que a vida possui ( inexorável, intragável e contingencial) por estarem sempre anestesiados pelo hedonismo constante, esses vivem a vida pequena dia, do final de semana.

Poder ser que os iludidos é que realmente sejam os sábios e agraciados pelo universo e também quem sabe seja essa a razão que cada vez menos as pessoas busquem refletir, enxergar e, por conseguinte se dar conta das inúmeras variáveis fora do seu controle, pode não ser apenas preguiça intelectual pode ser autodefesa mesmo.
Por Rodrigo Teófilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário