O multiverso educacional.
Rodrigo Teófilo e Eurico de Oliveira Prado
Desde os primórdios da humanidade os seres humanos vem se preocupando com grandes questões a respeito das origens, será que estamos sós? será que o nosso universo é único?.
Uma teoria cada vez mais aceita na astrofísica é a teoria do multiverso essa teoria prega que o universo em que vivemos não é o único que existe. Na verdade, nosso universo pode ser apenas um entre um número infinito de universos que compõem um “multiverso”.
Saindo do campo da astrofísica e encaminhado a discussão para o campo pedagógico, é interessante pensar que existem outros multiversos que podemos colonizar. Um desses multiversos educativos a serem desbravados e utilizados, é o do texto multimodal que é composto por texto, imagem, som e animação.
As vezes, por medo e pela dificuldades que as inovações nos empregam, decidimos não navegar em “mares nunca dantes navegados” (Camões), mas é necessário nos conectarmos com o mundo atual e percebermos que ele é dinâmico e fluido. Nossos alunos já estão hiperconectado a esse mundo mais plural e a escola se não acompanhar esse ritmo ela se torna enfadonha para o aluno e isso gera desinteresse (desinteresse= dificuldades em aprender).
O texto lido nessa formação já estabelece claramente a importância do texto multimodal e o uso da tecnologia como ferramenta para estimular a “coceirinha nas ideias” - Rubens Alves. E essa coceirinha será a mola propulsora de todo o processo educativo e o aluno se torna o ator principal no processo.
Foi solicitado aos alunos das turmas 9°D e 2°B que desenvolvessem atividades com texto multimoldal, conforme descrito acima. As atividades deveriam envolver conteúdos relativos a história e geografia. Deixamos os alunos completamente livres em suas criações.
Confira o resultado:
Confira o resultado:
MEMES.
Aluna Geovana Dantas 9°D |
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